Kia lança o EV-9, seu elétrico de grandes dimensões

Maior que a versão padrão do Cadillac Escalade, é um SUV de 7 lugares, com três fileiras de assentos. Entre as novidades, está a possibilidade de girar os bancos da segunda fileira em 180°, o que facilitará o acesso a passageiros, principalmente pessoas com dificuldade de locomoção, como idosos. Uma grande sacada da marca!
O EV-9 também tem um apelo ecológico, utilizando materiais reciclados em seus componentes, como redes de pesca recuperadas do oceano e garrafas pet, o que não é propriamente uma novidade, já que aqui no Brasil a utilização da lã de pet é feita há muitos anos. Também utiliza couro ecológico nos bancos.
Em relação às opções de motorização, o EV-9 terá a versão "Long Range", com foco no alcance, bateria de 99,8 kWh, motor traseiro, 203 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, que permite ao modelo fazer de 0 a 100 km/h em "apenas" 9,4 segundos e uma autonomia de até 51 km. Haverão também outras duas versões, uma padrão e outra topo de linha, essa última com dois motores, 383 cv de potência e 61,18 kgfm de torque, indo de 0 a 100 km/h em incríveis 6 segundos! Lembre-se: este é um SUV de grandes dimensões! E para 2025 a Kia promete também uma versão GT, com desempenho ainda mais esportivo.
E a cada modelo lançado, a indústria vem resolvendo um problema dos carros elétricos: o tempo de carregamento. No caso do EV-9, utilizando um carregador rápido, é possível fazer uma carga de apenas 15 minutos que permita percorrer até 239 km. Será o tempo de um café ou uma parada para ir ao banheiro em uma viagem longa.
Ainda não uma data cravada para a chegada do Kia EV-9 no Brasil, mas deve ser no decorrer de 2024, tornando-se o modelo mais caro da marca não só no mercado nacional, mas em todo o mundo.
Fotos: Divulgação
Comente esse artigo